Rua Joaquim Távora, 303 - São Paulo - SP
clinicabaiocchi@gmail.com

Exame de Papanicolau

Posted by: Artigos

Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças ao rastreamento e diagnóstico precoce realizado pelo Exame de Papanicolaou. Ele é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher.

O objetivo principal do Papanicolaou é diagnosticar as lesões pré-malignas do câncer do colo do útero. Este exame permite, através de uma amostragem de células coletadas do colo do útero, detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas. Outros nomes para o exame de Papanicolau são Citologia Oncótica ou Preventivo. É um exame simples que foi criado pelo Dr. Georges Papanicolau ainda na década de 1940.

Para a realização do exame de Papanicolaou é necessário que a paciente esteja em posição ginecológica e por meio da introdução do espéculo vaginal obtém-se a exposição do colo do útero e a visualização do orifício externo do colo. Através de uma espátula, as células são colhidas da superfície do colo e uma escova especial é utilizada para coletar material do canal do colo do útero. Todas as mulheres que que tiveram contato sexual devem fazer o exame.

A freqüência de realização do exame será estabelecida pelo médico. Ele deve ser realizado fora do período menstrual e não se deve realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame.